Wednesday, March 16, 2005

Shows, discos e... baratas

Ticket pro show do Maiden! Clique pra ver. :-)Está longe ainda, mas o dia 21 de Junho é o Dia D. Daqui a três meses e meio rola, aqui em Atenas, o show do Iron Maiden, tour do Dance of Death. Não tenho dúvidas de que vai ser bom! Só é meio chato esperar. :-)

Também é chato esperar o novo disco do Shaaman, "Reason", que está previsto pra sair dia 27 de março no Brasil. Como a responsável na Europa pelo lançamento do petardo é a AFM, talvez demore de sair aqui - geralmente os lançamentos rolam em Abril ou Maio. Vou ter que baixar as músicas pela Net até comprar o CD, porque não dá pra esperar dois meses a mais [suspiro]. Vida de dial-up é fogo. :)

Reason: novo disco do Shaaman!No início de Março (dia 6, salvo engano) rolou uma entrevista com o grupo no Backstage, o programa do Vitão Bonesso na rádio Brasil2000. Lá eles explicaram o porquê da mudança de nome ("Shaman" pra "Shaaman") e algumas outras coisas. Foi interessante. O que não diz na entrevista é que eles, quando foram trocar de nome, chegaram até a consultar um xamã de verdade, um certo Santo Darem, da Amazônia, pra ver se o novo nome dava pé. Pareceu que deu, porque já estão de nome novo e lançando o novo CD, agora por uma outra gravadora, a Deck Disc. Eu gostei das músicas que já estão na Net ("Turn Away", "Trail of Tears", "Innocence"). O disco tem potencial!

* * *

Esse dias fiquei fulo! Achei duas baratinhas dentro do meu forno microondas. Eram minúsculas, realmente (seriam bebês-baratas?!), mas nem por isso deixam de ser baratas. Fico pensando como é que pode! E vou dizer: aconteceu logo depois de eu ter usado o dito-cujo, ou seja: estavam lá dentro durante o aquecimento, mesmo, aparentemente felizes e contentes.

Que negócio intricado! Eu também já presenciei formigas e moscas dentro do microondas durante o aquecimento, e nada aconteceu. Segundo uma teoria, isso tem a ver com a quantidade de água no organismo dos bugs. Quanto menos água, menos eles sofrem com as micro-ondas. Ainda não chequei essa informação, portanto não sei se é verdade. Mas ao menos sugere uma explicação. O que eu chequei foram algumas informações sobre baratas. Acho que todo mundo já ouviu alguma vez na vida que baratas são resistentes a radiação, e que (essa é famosa) se houvesse uma guerra, as baratas seriam as únicas sobreviventes.

O que eu descobri foi que não há nenhuma publicação científica oficial que discuta o assunto com credibilidade. Um cientista chamado Joseph G. Kunkel irradiou baratas e fez outros experimentos usando radiação gama (você pode ler a respeito da experiência, em inglês, aqui). Entretanto, ele nunca comparou a resistência das baratas à radiação com a de nenhum outro organismo usando o mesmo equipamento - e que, por isso, segundo ele, não seria possível responder a um questionário sobre resistência relativa (barata vs. outros insetos).

Segundo Kunkel, insetos em geral seriam relativamente resistentes a radiação em comparação a seres vivos não-insetos ou, mais especificamente, não-artrópodes. As vidas de insetos e outros artrópodes têm como base fundamental o "molting". Eu não sei como é a palavra em português (se houver um professor de biologia por aí, help), mas sei o que é o fenômeno: é quando artrópodes, crustáceos e répteis trocam suas "peles", aquela proteção externa que possuem. Veja bem... há um fenômeno aparente com, por exemplo, gatos: em certo ponto eles perdem o pêlo e ganham outro, diferente. Esse é um outro fenômeno. O "molting" é relativo à classe dos artrópodes, crustáceos e répteis - pelo menos é o que aprendi. Como esse fenômeno não é explicado na página em que vi, não posso oferecer detalhes.

De qualquer modo, existem ciclos de "molting". Durante esses ciclos o que acontece é que as células do inseto dividem-se (multiplicam-se) uma única vez. Existe uma lei, chamada Lei (de) Dyar, que diz que insetos dobram de peso a cada ciclo e que, assim, suas células dividem-se apenas uma vez a cada um desses ciclos.

Veja bem, o ponto-chave aqui é que as células são mais sensíveis a radiação quando estão em processo de divisão. Basicamente esse é o princípio usado para destruir células cancerígenas: essas células tendem a se dividir muito mais freqüentemente que outras células do nosso corpo. Com certa dose de radiação é possível destruir mais células cancerígenas que células normais. Com a dose correta usada no tipo certo de câncer é possível destruir todas as célula cancerígenas, prejudicando apenas algumas das células normais (algumas células normais tendem a se dividir mais rapidamente do que outras, como por exemplo as células da medula óssea e glóbulos vermelhos usados na regeneração de tecidos).

Os dados mostram que se uma barata tem, digamos, um ciclo por semana no máximo, suas células se dividem num período de 48 horas nessa semana. Isso significa que 3/4 das baratas não teriam células sensíveis a radiação em qualquer outro período. Se tanto baratas como pessoas fossem expostos a determinada radiação nociva, então 3/4 das baratas poderiam sobreviver, enquanto nenhum dos humanos sobreviveriam, dado que a raiz de nossos glóbulos sangüíneos e de nossas células do sistema imunológico reproduzem-se constantemente.

Concluímos então que a radiação afeta células reprodutivas. Se as células não se multiplicam, a radiação ou não nos afeta, ou nos afeta em menor escala. Portanto, se submetidos a uma radiação nociva constante, todos os animais com células reprodutivas morreriam.

Ou seja: as baratas morrem por último.

Malditas sejam!

* * *

A palavra de hoje é:
  • συναυλία (pronunciada "sinavlía"), que significa "show", "concerto", "espetáculo."

5 comments:

Haggen Kennedy said...

Pô... é nojento, mesmo, mas o que eu posso fazer? As malditas encontram um jeito de invadir a casa e de se instalar em lugares mirabolantes.

E minha conclusão é polícrona (para usar uma palavra grega): malditas sejam!

Anonymous said...

Kennedy meu filho, eu entendo toda a sua paixão pelo conhecimento, mas fazer toda essa pesquisa sobre as baratas??? Se vc tá com tanto tempo livre assim na Grécia me diz porque eu te passo algumas das minhas obrigações :PP
Tally

Anonymous said...

Kennedy... Alguém precisa te mostrar os prazeres da cerveja urgentemente!!!! hahahahahahaha

Mas eu gostei do texto. E prefiro usar um chinelo para matar baratas do que radiação!

Abraços cara! Minha filha nasce no mês uqe vem, tá ligado? Mando uma foto dela qdo nascer! :)

Anonymous said...

Kennedyyy!!!

Kraaa....valew pelo comentário das baratas...
vc salvou a minha vida!! ahhuahauha


faço facul de biologia e num encontrei sobre isso em nenhum livro!!!!

valew meeesssmo!!!!

Anonymous said...

Oi tava fazendo uma pesquisa sobre baratas na internet e achei seu blog..

enfim
to comentando soh pra dize q molting corresponde ao processo de muda ou ecdise das baratas que como são hemimatábolas tem desenvolvimento indireto.

blog bacana viu!

teh