Saturday, March 19, 2005

A Grécia - Parte I

Free Image Hosting at www.ImageShack.usMuita gente me pergunta como é viver na Grécia. A pergunta é simples, mas a resposta... nem tanto.

A Grécia é um país onde as regiões são bastante diferentes entre si. Atenas é meio como São Paulo. Cidade grande (principalmente para padrões Europeus - 5 milhões de habitantes), de passo apressado, sempre muita gente pra lá e pra cá na correria casa-trabalho-casa ou casa-escola-casa (ou, em alguns casos, casa-escola-trabalho-casa), tráfego de louco, poluição (tanto olfativa quanto sonora, e, em muitos casos, visual também), aquela coisa toda. Por outro lado, exatamente pelo fato de ser cidade grande, é possível encontrar de tudo.

Primeiro, tem a população. Dá pra encontrar gente de quase todo lugar do planeta aqui nessa cidade. Pode pensar naqueles nomes de países estranhos tipo Azerbaijão, Cazaquistão, Mongólia, Bangladesh, Cambódia, Tajiquistão, Vanuatu... e por aí vai: não é brincadeira, aqui tem gente desses países todos, mesmo. Só citei alguns - achei legal quando conheci pessoas desses lugares.

Free Image Hosting at www.ImageShack.usSegundo, com a população vêm as línguas. Um pulinho ali no centro da cidade vai te render automaticamente uma viagem lingüística. Dá pra ouvir tudo quanto é lingua e dialeto na mãe Terra. Se você curtir línguas, sem a menor sombra de dúvida você vai achar alguém com quem praticar aqui. Eu tenho amigos da Ucrânia, Nigéria, França, Alemanha, Áustria, Suécia, Noruega, Japão, China, Armênia, Rússia, Romênia, Itália, Espanha, Dinamarca, Portugal, Sérbia, Croácia, Holanda, Marrocos, países árabes... não cheguei nem na metade e já cansei. Conheci até gente da Sibéria - um sujeito super gente boa, Vasilis.

Sibéria, imagine. Negócio impressionante. Eu, claro, pra não fugir da rotina, fiz aquelas perguntas de gente besta. Igualzinho ao estrangeiro que diz, "ah, Brasil! Vocês moram em árvores mesmo por lá?". Aqui é a mesma coisa. Se você não sabe, o que vai fazer? Tem que perguntar, mesmo. Eu fui nas raias do ridículo: "e aí? Lá é frio mesmo ou é só boato?" A gargalhada que ele deu me deixou até sem jeito. "Frio? Rapaz, tempo bom lá é 50 abaixo de zero." Eu devo ter feito uma cara meio besta, porque ele continuou explicando: "as pessoas às vezes dizem que somos frios também porque não costumamos tocar ninguém quando conversamos. Mas isso não é verdade. Simplesmente não podemos tocar ninguém porque a pele pode colar, e é muito difícil soltar. Só com água quente." Ele também explicou que é senso comum (mais ou menos como no Brasil a gente sabe que não deve deixar os pertences sem vigiar): não se toca, sob circustância nenhuma, em nada feito de metal, porque senão não dá pra desgrudar. E, segundo ele, dói. A valer. Imagine, um metro de neve quanto a situação é favorável ao transporte. Minha mãe, coitada, que quando dá 25 graus em Salvador, já está morrendo de frio... só de pensar na Sibéria deve pegar resfriado.

Free Image Hosting at www.ImageShack.usEu gosto de lugares assim, multi-culturais. Dá pra aprender muita coisa de muito lugar sem nunca ter ido lá. Como o pessoal gosta de falar da própria casa (país), é relativamente fácil obter informações. Eu, por exemplo, não tinha a menor idéia de que Tóquio pode ser uma cidade perigosa. Eu pensava que criminalidade no Japão era um negócio que praticamente não se via. Acho que toda cidade grande (Tóquio tem 10 milhões de habitantes) está naturalmente predisposta a sofrer de índices (relativamente) elevados de criminalidade.

Também não sabia que o inglês era língua oficial na maioria dos países índios, que o Sânscrito ainda é falado atualmente e que era possível comunicar-se em Aramaico. Ô coisinha de dar arrepio. Esse figura que eu conheci, Davi, era um seminarista que falava Aramaico fluente. E não estou dizendo que ele sabia rezar o pai-nosso ou que sabia umas palavras na língua, não. O homem falava (e me ensinou) coisas do tipo "qual a boa?", "abacaxi", "valeu" e "quem sabe faz ao vivo." Sabe mesmo, porque não é qualquer um que fala a língua de Jesus Cristo...

A Grécia é legal. É um país com muita coisa pra ser ver, muitos lugares pra se visitar e um povo muito louco. Cada dia é uma novidade nesse lugar. Vida de turista então... só alegria. :-)

A palavra de hoje é:

  • Ελλάδα (pronunciada "elládha"), que significa "Grécia".

6 comments:

Deb said...

super interessante esse post.
Lembor que outro dia tava vendo o passaporte do meu amigo grego e mandie ele traduzir o que dizia na frente e fiquei surpresa quando ele me disse que disse que os grgos não se chaam de gregos, mas de elenicos e ai ele me explicou toda hisória...
beijos

OCTO (Sergio Outeiro) said...

Olá,

E preços correntes?
Comida, taxi, cafés, supermercados.

Abraços "tugas"

P.s - Estou de partida de 12 meses para Salónica ou Thessalonica.

Unknown said...

ola!!!

sou brasileira e faltam 2 meses para eu morar definitivamente em atenas... meu marido é atleta e foi convidado para jogar futbol em um time de atenas.. NOIS gostariamos de saber como é o custo de vida na gracia, especialmente em atenas?

beijos, Fique com Deus !

Anonymous said...

oi oi
muito fixe o seu blogg. Quer dizer k vive na grecia? eu vim de lá ontem e gostei demais. muito similar meu pais portugal. já tenho algumas noçoes de grego, mas me disseram k é essencial se me quiser mudar pra lá. Vc vive ai, k dificuldades encontrou? e encontrar casa e emprego?
cumprimentos

Maria Rita Sales Escritora said...

Olá, sou ilheense, vivo em Vitória e quero visitar a Grécia em setembro, especificamente: Atenas, Creta, Mikonos, Tessalonica, talvez Rhodes. Com quais orientações você poderia cooperar comigo? Agradeço desde já a dispensação do seu tempo.

Flavio Brasil said...

Estou indo para chania-Creta, em 04/04/2010, trabalhar em uma boate como segurança, ficarei por um periodo de 8 meses podendo se estender. Falo apenas inglês, esses de banca de jornal...rsrsrs que conselho você me dá?
obs: tenho um amigo que mora com a familia lá e ficarei por enquanto na casa dele.