Monday, October 13, 2003

F.A.Q. - Perguntas Mais Freqüentes

Essas são algumas das perguntas que mais recebi através de e-mails e de chats na Internet. Antes de me mandar um e-mail, dê uma olhadinha aqui, pois talvez a sua dúvida já tenha sido respondida - ou então você possa elaborar mais a sua pergunta, no caso dela ser muito vaga. :-)

Caso a sua dúvida não esteja aqui ou você queira simplesmente comentar ou sugerir alguma coisa... mande-me um e-mail.

(Última atualização em: 29/03/2010, às 10:20am)

Index:

1. Qual seu nome?
2. Onde você mora afinal? Brasil ou Grécia?
3. Como você foi parar na Grécia?
4. Por que a Grécia?
5. O que você/onde estuda?
6. Você volta ao Brasil ou vai ficar na Grécia pra sempre?
7. Agora que você está no BR você vai dar continuidade ao Vida Grega?
8. A Grécia é legal de se viver?
9. Como é a Grécia moderna?
10. Eu sempre estudei/sou curioso sobre a Grécia clássica, mas não sei nada sobre a Grécia moderna, pois nunca fui ao país. O que eu posso esperar?
12. Eu vou/estou planejando morar na Grécia. Que dicas você pode dar?
13. Eu estou [minha filha/meu irmão/meu pai/meu papagaio está] fazendo um trabalho sobre a Grécia. Você pode ajudar?

14. Eu quero perguntar uma outra coisa. Qual seu e-mail?





1. Qual seu nome?
Haggen Heydrich Kennedy.


2. Onde você mora afinal? Brasil ou Grécia?
Eu nasci em Salvador, Bahia, no Brasil; depois fui para Atenas, na Grécia, onde vivi por alguns anos; e em fins de 2006 finalmente voltei a Salvador, onde moro até agora. O blog foi escrito principalmente quando eu morava na Grécia.


3. Como você foi parar na Grécia?
Através de uma bolsa de estudos cedida em 2003 pelo Ministério das Relações Exteriores da Grécia (leia mais em Vida Grega - O que é? e no meu primeiro post do Vida Grega).


4. Por que a Grécia?
Eu sempre gostei da Grécia, desde pequeno. Sempre estudei sobre a história, a cultura grega da antigüidade, sobre seus filósofos e sobre sua língua. Eu havia vindo à Grécia em 2000 e em 2002 a turismo e vivi uma experiência agradável. Todos esses fatores contribuíram para minha tentativa de conseguir uma bolsa. Mas, mais que tudo, eu sempre quis viver por um tempo num país diferente. Eu iria a qualquer país que me oferecesse uma bolsa. Como foi na Grécia que eu consegui a oportunidade, foi à Grécia que eu vim.


5. O que você/onde estuda?
Eu consegui uma bolsa para História, Arqueologia e Grego Antigo na Universidade de Atenas, em Atenas, na Grécia. Estudei lá por alguns e anos e voltei ao Brasil. Agora trabalho (sou tradutor e intérprete) e estou estudando Direito.


6. Você volta ao Brasil ou vai ficar na Grécia pra sempre?
Eu já voltei ao Brasil. Moro em Salvador, na Bahia, cidade onde nasci. Mas eu nunca parti do princípio de querer ficar na Grécia pra sempre. Sempre tive (e tenho) a sensação de que há muita coisa nesse mundo para se conhecer - eu saí do Brasil por essa razão, na verdade. Nunca sairia e ficaria no primeiro país em que visitasse. E agora que estou no Brasil tambémnão sei se será o país em que ficarei pra sempre. Como eu disse, ainda há muita coisa a se ver e experimentar na vida. :-)


7. Quando você voltar ao BR você vai dar continuidade ao Vida Grega?
Essa é uma boa pergunta. Eu fiz o blog pensando em dar detalhes da Grécia enquando permanecia lá. Depois que voltei só atualizei o blog uma vez - infelizmente, é por questão de tempo, mesmo. Com trabalho + estudo, não sobra tempo pra muita coisa. Mas não vou apagar o blog, nem decretar sua descontinuação de modo taxativo. Vou deixar o site no ar e, quando sobrar um tempo, eu atualizo.


8. A Grécia é legal de se viver?
É. Mas a resposta provavelmente depende mais de você do que de mim. Eu gosto bastante da Grécia. É um país não tão avançado tecnologicamente quanto os países do norte europeu, não tão... "civilizado", digamos. Explico: Atenas é a capital da Grécia, e completamente diferente do resto do país. Muitas das áreas restantes da Grécia ainda possuem simples camponeses e pessoas humildes e simples, que falam uma variante "esquisita" do grego, mais antiga e com sotaques diferentes, desconhecendo o metrô, os carros esporte - nalguns lugares, mesmo a televisão. As ilhas mostam uma outra faceta do país - são mais de 200, e há para todo tipo de propósito: ilhas para quem quer namorar, ilhas para bacanália, ilhas para momentos de solidão e isolamento, ilhas de beleza natural, ilhas para mergulho, ilhas para gays e lésbicas, ilhas de praias, ilhas de sítios arqueológicos... as opções são realmente muitas. A Grécia pode ser bastante diferente dependendo da região onde você vive, mas, no geral, eu acho o país muito interessante, e com um grande potencial ainda a ser descoberto.


9. Como é a Grécia moderna?
Veja o item 8 acima e o item 10 logo abaixo.


10. Eu sempre estudei/sou curioso sobre a Grécia clássica, mas eu nunca fui ao país. O que eu posso esperar?
A Grécia moderna não tem quase nada a ver com a Grécia da antigüidade, exceto pelo visual incrível, pela geografia e pelos templos e construções que sobreviveram. O resto ainda mantém resquícios do que era, mas em geral é uma civilização bastante diferente: a cultura, o povo, a mentalidade. Generalizando, o povo grego é bastante hospitaleiro e costuma ser aberto e atencioso com o turistas, especialmente com os brasileiros. Os gregos geralmente gostam muito do Brasil e dos brasileiros, e mais ainda de futebol, por incrível que possa parecer. Em qualquer campeonato televisionado os gregos se encontram todos em frente à telinha, torcendo pelo time favorito de cada um. Durante a copa, o fenômeno é um pouco similar ao que acontece no Brasil, apesar de que em escala menor.

Os gregos adoram carros, frapê (café batido no mixer, parecido com um milkshake) e as "cafeterias" (algo entre o restaurante e o barzinho), além das boates. Geralmente os gregos gostam de levar uma vida tranqüila, apesar de serem bastante temperamentais, mesmo quando não querem - muitas vezes, quando estão apenas conversando, você pode pensar que estão brigando, tamanhos são os gritos. Quando estão irritados também podem gritar bastante com você, apesar de que 2 minutos depois agem como se nada tivesse acontecido - é como se fosse uma descarga da frustração: quando se desabafa, acaba completamente. Os gregos são geralmente muito honestos e sinceros, e podem dizer coisas na sua cara que te deixam muito sem jeito - é normal, e se te perguntarem alguma coisa, mesmo que estranha, responda normalmente. Eles estão mais interessados em matar a curiosidade do que em te aborrecer. :)


11. Eu vou/estou planejando morar na Grécia. Qual o custo de vida?
Em breve.


12. Eu vou/estou planejando morar na Grécia. Que dicas você pode dar?
Em breve.


13. Eu estou [minha filha/meu irmão/meu pai/meu papagaio está] fazendo um trabalho sobre a Grécia. Você pode ajudar?
Depende. Eu já recebi realmente vários e-mails com esse tipo de pedido, e, bom... não me machucam nem me atrapalham, mas eu tenho duas coisas a dizer:

1) Eu não vou fazer o seu trabalho por você. Isso é sério! Posso te apontar em determinada direção (dando o endereço de páginas, uma bibliografia etc.), dar conselhos ou mesmo discutir determinados assuntos para que você possa fazer o seu trabalho, mas eu definitivamente não posso fazer o seu dever de casa. Não é por malícia, é por outras razões, principalmente filosóficas. :-)

2) Bom... pode acontecer de eu não ter como te ajudar. Afinal, toda pergunta que começa com "você pode...?" está fadada a ter dois tipos pragmáticos de resposta: sim ou não. Se eu puder te ajudar, eu ajudo. Se não... bom, não. :-)


14. Eu quero perguntar/falar/sugerir uma outra coisa. Qual seu e-mail?
Devido ao monte de spambots que andam na Net, catalogando o e-mail de todo mundo (e, por conseqüência, devido ao fato de eu estar recebendo spam demais), eu tenho que recorrer a esses métodos. O endereço abaixo é uma foto - simplesmente digite o endereço no seu programa de e-mail favorito (não esqueça do underline ( _ ) entre o haggen e o kennedy) e pronto. :) Ah! E coloque um subject (assunto) que tenha a ver com o Vida Grega - pode ser que eu pense que é spam e delete sem querer. :-)

Copie o texto ao seu programa de email. :-)


Para mais informações, veja:

2 comments:

Anonymous said...

Ola!
sou brasileira e faltam 2 meses para eu morar definitavamente em atenas.... meu marido é atleta e ele foi convidado para jogar futbol em um time de atenas.
Gostaria de saber como é o custo de vida ai?!

beijos, fique com Deus !

Anonymous said...
This comment has been removed by a blog administrator.